Tratamento de maxila atrófica com implante personalizado: relato de caso
- CPMH DIGITAL

- 8 de jan.
- 3 min de leitura
Atualmente para a implantodontia, um dos maiores desafios é reestabelecer e reconstruir as funções fisiológicas, estéticas e fonéticas em maxilas que sofreram severas perdas ósseas, decorrentes da maxilectomia para o tratamento de tumores e traumas ou de atrofias severas e moderadas.
RELATO DE CASO - CUSTOM LIFE CPMH
Paciente S.M.C.P.M, sexo feminino, edêntula total em maxila há mais de 40 anos, compareceu ao consultório queixando-se de insatisfação da sua prótese, tendo dificuldade na mastigação e insegurança. Ao exame clínico extraoral e intraoral (figura 1, figura 2 e figura 3) e de imagem tomográfica (figura 4 e figura 5) foi observado que ela apresentava uma perda óssea substancial da região maxilar, se estendendo em todo corpo da maxila bilateralmente, originada por perdas dentarias e tratamentos de reabilitação com enxertos fracassados. Verificou-se uma extensa área de pneumatização do seio maxilar direito e esquerdo. Foi constatada uma reabsorção quase total do enxerto e sem sinais de osseointegração da primeira opção de tratamento proposto a paciente. A paciente S.M.C.P.M apresenta com sinais vitais estáveis, lúcida e orientada em tempo e espaço, relata hipertensão e quadro de distúrbios deglutição, engasgos com alimentos líquidos e sólidos.




Plano de Tratamento - CUSTOM LIFE CPMH
O plano de tratamento da paciente consistiu em cirurgia reabilitadora com prótese customizada de maxila para reabilitação protética implantossuportada, visando restaurar a anatomia e função da maxila comprometida por perda óssea avançada decorrente de cirurgias prévias. Após a realização de exames e consultas pré-operatórias, a paciente foi internada em hospital privado em Salvador para o procedimento. Com o planejamento cirúrgico aprovado (Figuras 5 e 6), a cirurgia foi iniciada sob anestesia geral com intubação nasotraqueal, realizando-se inicialmente incisão na pré-maxila edêntula, acompanhada de duas incisões verticais na região dos pilares zigomáticos, com retalhos mucoperiosteais de espessura total para definição da área cirúrgica.


pós a conclusão do planejamento cirúrgico, procedeu-se à implantação do dispositivo Custom Life, seguindo todas as etapas previamente definidas. O procedimento envolveu a preparação da área cirúrgica, posicionamento preciso da prótese customizada e verificação de seu alinhamento anatômico, garantindo a correta adaptação e suporte para a futura reabilitação protética da paciente.

Resultados Do Tratamento com implante subperiosteal cpmh
A Paciente ficou em monitoramento por oito horas em ambiente hospitalar, sem alterações pós-operatórias, recebeu as orientações necessárias e alta hospitalar.
Após 24 horas do procedimento cirúrgico, iniciou-se o processo de reabilitação oral (parte protética), em ambiente ambulatorial. Com 3 dias após o procedimento, foi feita a instalação da protética. Os resultados foram avaliados com uma radiografia panorâmica (figura 8) e um monitoramento da paciente pós-cirúrgico.

![]() | ![]() |
Figura 10- Aspecto final após instalação da Prótese
Os implantes personalizados representam a nova geração da cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, sendo possível a instalação de próteses customizadas para reabilitação protética com carga imediata, sem a utilização de enxertos ósseos, trazendo sucesso para o tratamento reabilitador.
Referencia
DA MAIA, Renan Prado Reis et al. Tratamento de maxila atrófica com implante personalizado: relato de caso. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 15904-15916, 2023. - https://doi.org/10.34119/bjhrv6n4-152
*Para ler o artigo na integra clique no link DOI


.png)
Comentários